4 estratégias para a redução de custo de operadoras de saúde  

17/01/2024

O controle de custos é uma das grandes dificuldades de uma operadora de saúde, afinal, qualquer tratamento ou procedimento médico exige certo investimento. Mas mesmo em tempos de crise financeira, é imprescindível manter a sustentabilidade do negócio, sem deixar de atender às necessidades do beneficiário.  

Entre 2020 e julho de 2021, os planos de saúde ganharam quase 2 milhões de novos beneficiários no Brasil. Mas com os novos usuários, também surgem novas demandas.  Conforme pesquisa realizada pela Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), operadoras de planos de saúde viabilizaram mais de R$ 30 bilhões em procedimentos para enfretamento à Covide-19 (consultas, internações, exames). 

Além disso, a pesquisa mostra que cerca de 30% da receita de um plano de saúde é desperdiçada em atividades desnecessárias ou fraudes. 

Pensando nisso, olhar para a operadora como um todo e perceber quais gastos podem ser evitados é uma tarefa importante. Neste blogpost vamos te auxiliar a olhar pelos ângulos certos na economia. Confira as 4 estratégias para redução de custo de operadoras de saúde que preparamos: 

1 Invista em auditorias médicas 

Existem diferentes tipos de auditoria para auxiliar não só na economia de recursos, mas na gestão médica como um todo. Dentro de um processo de auditoria, profissionais especializados em suas áreas podem avaliar a necessidade de procedimentos e tratamentos, evitando fraudes e gastos desnecessários.  

2 Terceirize serviços e atividades 

Muitas equipes trabalham com um grande fluxo operacional, o que pode prejudicar o andamento de processos internos e externos dentro da unidade de saúde. Com o auxílio de serviços terceirizados é possível desafogar os profissionais que atuam nas diferentes áreas do negócio. 

A terceirização é uma forma de garantir um serviço especializado. Quando terceiriza um serviço, a empresa está deixando a cargo da contratada a delegação das atividades e a constituição do quadro de colaboradores. Sem falar que algumas atividades precisam de uma infraestrutura completa e redundância de recursos para operar, nesse caso, a economia acontece já no início da operacionalização.  

No segmento da saúde, uma das atividades mais comuns de serem realizadas por empresas parceiras é o Serviço de Atendimento ao Cliente. Na FESC, contamos com um Contact Center especializado em saúde e em Sistema Unimed. 

Conheça as vantagens de contratar um Contact Center especializado. 

3 Centralize informações  

Ter as informações centralizadas e atualizadas garante que os dados dos beneficiários não fiquem perdidos. Nesse cenário, a tecnologia é uma grande aliada para o armazenamento e tratamento de dados, mas é importante estar sempre em aderência com as regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).  

4 Diminua a necessidade do presencial 

O atendimento ao usuário de um sistema de saúde, presencialmente, em clínicas ou hospitais, costuma ser mais oneroso e em muitos casos o contato com um especialista por telefone ou chamada de vídeo pode ser mais rápido e resolutivo. Além de contribuir para uma excelente experiência do beneficiário.  

Na FESC oferecemos o Alô Doutor, serviço que permite ao paciente tirar dúvidas básicas sobre tratamentos e medicamentos por telefone. Esse tipo de atividade ajuda na redução dos custos assistenciais e ainda aumenta a autonomia do usuário.  

Sua operadora está precisando de ajuda para reduzir os custos assistenciais e operacionais? Entre em contato com a FESC e conheça os serviços que desenvolvemos para garantir economia e, ao mesmo tempo, excelência para o seu negócio.