Auditoria médica: quando fazer e como funciona?  

08/05/2024

A auditoria é uma prática comum em diversos negócios. Na essência, a função de uma auditoria é olhar sistematicamente para as práticas da organização, a fim de avaliar se as mesmas estão de acordo com o planejamento prévio e se os objetivos estão sendo cumpridos da melhor forma.  

Para que serve uma auditoria médica?  

A qualidade dos processos executados e atendimentos prestados x a gestão dos custos operacionais e assistenciais é um dilema que todas as Operadoras de Planos de Saúde enfrentam. Por isso, é imprescindível que cada organização consiga fazer o uso racional dos recursos disponíveis, e é nesse cenário que a auditoria médica faz a diferença. 

O objetivo de uma auditoria médica está relacionado à manutenção das boas práticas médico-hospitalares, aliando aspectos como a conformidade com as normas regulatórias vigentes; o conhecimento técnico de cada especialidade profissional e a análise da real necessidade de que determinado procedimento médico seja realizado, primando pelo bem-estar de cada beneficiário.  

Para além de uma ferramenta de verificação das práticas, a auditoria médica é um instrumento capaz de interferir em estratégias de negócio e promover ações preventivas dentro de uma unidade operadora.  

Quais soluções a FESC possui no âmbito da auditoria médica?  

Na FESC, as Soluções em Saúde contemplam 4 serviços, sendo eles: auditoria médica de autorização, segunda opinião médica, junta médica e auditoria técnica retrospectiva.  

Todos os serviços criados têm por essência a busca pela conformidade, atuando de forma a corrigir erros e melhorar os processos. Além disso, nossas soluções proporcionam o combate ao desperdício, com a busca contínua por mitigar riscos e por assegurar que os clientes tenham a melhor assistência à saúde possível, de acordo com suas necessidades, respeitando as premissas regulatórias vigentes.  

Quem é responsável pela auditoria médica?  

Uma auditoria médica pode ser realizada para analisar processos tanto do ponto de vista administrativo quanto do ponto de vista técnico. Para a primeira ocasião, o profissional responsável pela análise pode ter diferentes formações, como enfermeiros, dentistas, nutricionistas, farmacêuticos ou até mesmo administradores, advogados e contadores que tenham conhecimento na área da saúde. 

Já para a análise e liberação de procedimentos médicos, o profissional precisa ser formado em medicina e estar registrado no Conselho Regional de Medicina do estado onde atua. No caso dos auditores da FESC, todos são especialistas em suas áreas e atuantes no mercado.  

Se a sua unidade operadora ou plano de saúde não conta com profissionais suficientes para realizar a auditoria internamente, você pode contar com a FESC para isso!  

Benefícios da auditoria médica realizada pela FESC:  

A FESC oferece o serviço de auditoria médica para operadoras e autogestões. Com a terceirização desse processo, além de garantir todos os benefícios de uma auditoria médica especializada, você também poderá ficar seguro em relação ao cumprimento dos prazos estipulados pela Agência Nacional de Saúde (ANS) e cumprimento de todas as normas regulatórias. 

Na FESC, os pareceres técnicos são realizados por auditores especialistas. Contamos com uma equipe de profissionais renomados e atuantes em todo o Brasil, garantindo a impessoalidade e agilidade no processo de auditoria médica.