Saiba como melhorar a gestão de OPME da sua Operadora 

03/07/2024

Muitos procedimentos realizados pelo plano de saúde incluem a necessidade de OPMEs, mas esses materiais têm um custo alto e por isso precisam de uma atenção especial, tanto no processo de compra, quanto na liberação e precisão na indicação de uso pelos beneficiários. 

Um bom gerenciamento das Órteses, Próteses e Materiais Especiais ajuda a otimizar o uso dos recursos do plano de saúde, garantindo economia de recursos e aumento da qualidade dos produtos utilizados. 

Diretrizes do Ministério da Saúde  

Em 2016 o Ministério da Saúde divulgou o Manual de Boas Práticas de Gestão das Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPME), que visa servir de instrumento de trabalho para profissionais técnicos e operacionais.  

Seguindo as diretrizes do documento, é possível garantir uma padronização das atividades de aquisição, solicitação, recebimento, armazenagem, dispensação, utilização e controle de OPMEs.  

Como melhorar a gestão de OPME 

A gestão de Órteses, Próteses e Materiais Especiais inclui muitas fases, desde a aquisição dos materiais com melhor custo-benefício, pesquisas e negociações, até o armazenamento e gerenciamento de estoque, com atenção a cada fase e processo é possível garantir uma excelente gestão. 

Dedique-se a fazer boas negociações 

A jornada das OPMEs no Plano de saúde começa com as negociações para aquisição de materiais. No dia a dia, é ficando de olho no estoque que se pode iniciar melhores relações comerciais. 

Mapeando informações como volume de materiais disponíveis e frequência de uso, preços e características técnicas de cada produto é possível avaliar os melhores fornecedores por região e garantir vantagens durante o processo de compra. 

Dê atenção à logística 

Nesse cenário é importante olhar para todo o processo de logística, armazenagem e distribuição das Órteses, Próteses e Materiais Especiais. Devem ser respeitadas as características de armazenagem de cada produto, para garantir a propriedade de cada item. 

A documentação de entrada e saída de OPMEs deve estar atualizada e regras de movimentação devem ser respeitadas durante todo o processo.  

Invista em auditorias de autorização  

Já no processo de autorizações, é necessário começar pela fiscalização das prescrições médicas. Com a auditoria de autorização, a operadora pode realizar a avaliação de riscos e controle da utilização dos itens, evitando a utilização de materiais indevidos, baseando-se em evidências cientificas e normativas da ANVISA, intensificando autorizações com valoração econômica.  

Faça ações preventivas de gestão 

Outras formas de auditoria também podem auxiliar na gestão de Órteses, Próteses e Materiais Especiais. A Auditoria Retrospectiva, por exemplo, promove verificações e auxilia no estabelecimento de protocolos, além de monitorar resultados da gestão. 

A FESC é especialista em inteligência médica e oferece diversos serviços de auditoria para potencializar o gerenciamento dos serviços de plano de saúde, garantindo segurança para o beneficiário e economia de recursos para a operadora. Entre em contato e conheça os serviços!